2º LIRAa 2024- Boa Vista inicia novo levantamento para identificar infestação do Aedes aegypti em Boa Vista

O mosquito vetor da dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses é encontrado, na maioria dos casos, em quintais das casas

Por: Redação | Foto: Welika Matos


O 2º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) foi iniciado neste ano, pela Prefeitura de Boa Vista. O objetivo é identificar, por meio de coletas, os bairros com maiores incidências de infestação do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya para efetivação de ações de combate.

Durante a ação serão vistoriados cerca de 8475 imóveis do município. A previsão é que os resultados do segundo LIRAa sejam apresentados até o final da próxima semana, mas o prazo pode mudar em razão das chuvas.

“O LIRAa é feito a partir de um planejamento estratégico e serve como um termômetro, medindo quais são os bairros com maior e menor incidência de infestação. É uma ação muito importante porque, diferente do mosquito da malária, o Aedes aegypti é encontrado nos quintais das residências na maioria das vezes”, disse Kátia dos Santos, supervisora geral de campo.

O lixo doméstico continua sendo o principal foco do mosquito Aedes aegypti. Pneus, barris, tonéis, tanques de obras, borracharias, hortas, calhas, piscinas não tratadas, além de depósitos de naturais, também são focos de larvas.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.