Alunos das escolas municipais de Boa Vista recebem óculos gratuitos do projeto Bem-Te-Vi

Projeto busca ajudar no desempenho escolar das crianças que possuem alguma deficiência visual

Por: Redação | Foto: Leo Costa


Nesta quinta-feira (10), o prefeito Arthur Henrique realizou a entrega gratuita de 355 óculos para alunos que possuem alguma deficiência visual de nove unidades de ensino de Boa Vista, por meio do projeto oftalmológico “Bem-Te-Vi”. A cerimônia simbólica aconteceu na Escola Municipal Zacarias Assunção Ribeiro Araújo, bairro Bela Vista.

“Estamos identificando crianças com baixa visão, com dificuldades no aprendizado, seja na escrita ou na leitura. Muitas delas agora têm a primeira oportunidade de passar por uma consulta oftalmológica. Queremos fazer um paralelo entre o rendimento dessas crianças antes e após o uso dos óculos. Enxergando corretamente, elas terão mais qualidade de vida, mais oportunidades de aprendizado e um futuro muito melhor”, disse o prefeito.

Para serem inseridos no projeto, os alunos passam por uma triagem inicial. Já na segunda etapa, as crianças que passam por essa seleção são encaminhadas para as consultas oftalmológicas. A terceira etapa é voltada para os alunos que apresentam a necessidade do uso dos óculos.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuelo Sales, mais de 16 mil estudantes de 37 escolas já passaram pela triagem, onde 2.635 apresentaram algum problema de visão. Desses, 1.180 foram encaminhamos para avaliação oftalmológica, onde 690 alunos fizeram o atendimento acompanhados dos pais ou responsáveis. Porém, 490 faltaram a consulta.

O projeto Bem-Te-Vi é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde e tem como meta atender todas as modalidades de ensino da educação municipal: creches, pré-escolas, ensino fundamental, escolas indígenas e do campo, como também alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), melhorando o desempenho de alunos com baixa visão.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.