A partir desta sexta-feira (15), boletos pagos até 13h30 serão compensados no mesmo dia
A mudança faz parte da modernização do meio de pagamento e englobará 136 bancos, trazendo mais agilidade nas transações bancárias. A alteração beneficiará o credor, que receberá o valor no mesmo dia.
Por: Redação | Foto: Conexão Boa Vista
A partir desta sexta-feira (15), será possível compensar os boletos bancários pagos até 13h30 no mesmo dia. A mudança englobará 136 bancos e trará mais agilidade nas transações, além de rapidez na entrega de mercadorias.
Conforme a Federação Brasileira de Bancos – Febraban, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte. Ou seja, nada mudará para quem paga o boleto. A alteração beneficiará o credor, que receberá o valor no mesmo dia.
A estimativa para esse primeiro momento é que cerca de 57% dos boletos ser liquidados no mesmo dia e 43% em um dia útil. Após a fase de implementação, a perspectiva é trazer toda a liquidação de boletos para o mesmo dia. Só em 2023, foram 4,2 bilhões de documentos transacionados via boleto, totalizando R$ 5,8 trilhões movimentados pelos bancos.