Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa hoje (27) em todo o país
Ação quer reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença
Por: Redação | Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
A partir desta segunda-feira, dia 27 de maio até 14 de junho, acontecerá em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta, conforme o Ministério da Saúde, é vacinar cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos, ou seja, 95% do público-alvo.
Atualmente são utilizadas a vacina oral poliomielite (VOP) e a vacina inativada poliomielite (VIP), mas haverá mudanças. A partir do segundo semestre de 2024, após orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP.
A poliomielite, mais conhecida como pólio ou paralisia infantil, está erradicada desde 1989 no Brasil, porém a cobertura vacinal vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016 e segue despencando: em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%. No ano anterior, 2021, foi menor ainda, pouco menos de 71%.
“A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também chamada paralisia infantil. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem as crianças ao posto mais próximo para que elas não sofram com as sequelas de doenças imunopreviníveis”, alertou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).
As vacinas podem ser encontradas nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista e em clínicas particulares. Além disso, o Ministério da Saúde propõe que seja realizado o dia “D” de divulgação e mobilização da campanha em todo o país no próximo dia 8 de junho. “Os estados e municípios têm autonomia para definir a realização em outras datas, de acordo com as especificidades locais”, disse a pasta.