Campanha oferece exames gratuitos de mamografia a mulheres de baixa renda em todo o país

Atendimento deve ser oferecido até dezembro em todo o país

 Por: CBR | Foto: José Cruz/Agência Brasil


Em outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) lança a campanha Radiologia Solidária – Outubro Rosa CBR, que oferecerá exames gratuitos para mulheres de baixa renda em diversas cidades do Brasil. A ação conta com a participação de mais de 50 clínicas de imagem e instituições de saúde afiliadas ao CBR, e os atendimentos se estenderão até dezembro.

As clínicas aderiram a uma das três modalidades disponíveis na campanha: Ouro, Prata e Bronze, com variação no tipo e volume de exames a serem disponibilizados para a população. A coordenação da realização dos exames ficará a cargo de instituições não governamentais (ONGs), fundações sem fins lucrativos e instituições de saúde pública, que direcionarão os atendimentos para mulheres de baixa renda e dentro da faixa etária recomendada para o rastreamento.

“Essa ação social é um exemplo de como a união de forças pode fazer a diferença na vida das pessoas. Com o aparato técnico e a disponibilidade das clínicas parceiras, somados à responsabilidade social do CBR e das instituições parceiras, sabemos que nosso trabalho chegará às pessoas certas”, explica a presidente do CBR, Cibele Carvalho.

ADESÃO – Até o momento, a campanha Radiologia Solidária conta com a participação de 51 clínicas, sendo 21 na categoria Ouro (com mais de 50 mamografias e/ou tomossínteses e mais de 20 ultrassonografias e/ou biópsias de mama), 7 na Prata (doação de 20 a 50 mamografias e/ou 10 a 20 ultrassonografias) e 22 na Bronze (doação de até 20 mamografias e/ou tomossínteses e/ou 10 ultrassonografias).

Abrangendo todas as regiões do País, a maior parte das clínicas parceiras estão no Sudeste, que conta com 28 instituições participantes, seguida pela região Sul com 7 clínicas; as regiões Centro-Oeste e Nordeste, ambas com seis clínicas; Norte com três. Em termos de participação por estado, além de Minas Gerais (com 14 instituições) e São Paulo (nove), destacam-se Goiás e Pernambuco, com quatro clínicas cada.

A campanha também registra uma divisão equilibrada entre clínicas localizadas nas capitais (20) e no interior (24). Para a presidente do CBR, a distribuição “garante que a campanha alcance tanto grandes centros urbanos quanto áreas mais afastadas, permitindo que mulheres de diferentes regiões, incluindo aquelas em comunidades menos assistidas, possam ser beneficiadas”.

“Neste mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o CBR está indo além da divulgação de informações sobre a importância da detecção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Estamos empenhados em promover ações concretas que façam a diferença na vida das mulheres brasileiras”, cita a Dra Linei Urban, coordenadora da Comissão de Cultura e Ação Social do CBR. A ação conta com ainda com a participação das empresas Hologic e Bard, que doarão kits de biópsia para serem realizadas nessa população.

FAKE NEWS – A campanha também inaugurará as ações de outro projeto do CBR. Em meio à disseminação das chamadas fake News, especialmente no campo da saúde mamária, o CBR desenvolverá ações para conscientizar a sociedade sobre a importância da detecção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, valorizando a promoção de informações confiáveis e baseada em evidências científicas.

Em Nota Técnica contra a disseminação dessas notícias falsas, a Comissão Nacional de Mamografia reforçou a importância da mamografia como método essencial para identificar o câncer de mama em estágios iniciais e destacou sua eficácia na redução da mortalidade. O documento também desmente informações falsas sobre os riscos da mamografia, como os mitos de que o exame causa câncer ou que poderia ser substituído por outros métodos de imagem.

Confira a íntegra da Nota Técnica Fake News.

Para fortalecer a disseminação dessas informações, será criada uma página no site do CBR que reunirá materiais educativos como cartilhas, cards e banners digitais. “Temos a missão de impulsionar o debate sobre a importância da prevenção. Num período em que tantas informações são disponibilizadas, informações seguras e de qualidade tornam-se ainda mais valiosas”, explicou Luciano Chala, Coordenador da Comissão de Mamografia do CBR.

INCIDÊNCIA – A incidência do câncer de mama tem aumentado em todo o mundo. A cada ano, mais de 2 milhões de mulheres recebem esse diagnóstico. Somente no Brasil, em 2024, estima-se que ocorrerão quase 74 mil novos casos, com maior prevalência entre mulheres jovens (<50 anos), em comparação com países desenvolvidos.

Apesar de todos os esforços, o câncer de mama ainda é o tumor que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. No entanto, quando detectado precocemente, é uma doença tratável, com altas chances de cura (chegando a 95% se o diagnóstico ocorrer antes que o tumor atinja 10 mm).

A Comissão Nacional de Mamografia reforça a recomendação de rastreamento mamográfico anual para mulheres a partir dos 40 anos e repudia todas as formas de fake news e disseminação de informações falsas, que podem levar algumas mulheres a não realizarem a mamografia, com desfecho em diagnósticos tardios e tumores avançados.

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