Com mais duas novas ambulâncias, Samu Boa Vista conclui renovação da frota
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital conta com seis veículos, sendo dois de suporte avançado de vida e quatro de suporte básico
Por: Semuc | Foto: Jonathas Oliveira/Semuc
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU/BV) concluiu a renovação de 100% da frota de ambulâncias com a entrega de dois veículos novos, nesta quinta-feira, 9, pelo prefeito Arthur Henrique.
O projeto de renovação, que teve início em 2023, equipou o Samu com seis veículos novos no total, sendo dois de suporte avançado de vida e quatro de suporte básico, assegurando maior eficiência e agilidade no atendimento.
“Hoje, o Samu Boa Vista conta com uma frota 100% nova de ambulâncias. A gente também garante uma ampliação, pela primeira vez, nos últimos 16 anos. São avanços importantes para dar mais condição de trabalho para os nossos socorristas e mais rapidez nos atendimentos à população”, disse o prefeito Arthur Henrique.
A renovação da frota chega em um momento de crescente demanda no serviço de urgência da capital. De acordo com o diretor do SAMU/BV, Luciano Coutinho, nos últimos quatro anos, o número de acionamentos quase dobrou, passando de uma média mensal de 600 ocorrências para cerca de mil. Entre janeiro e setembro de 2024, as ambulâncias do SAMU/BV percorreram mais de 164.000 km, o equivalente a quatro voltas no planeta.
“A gente percebeu um crescimento muito grande das ocorrências nos últimos anos. Com isso, as ambulâncias acabam sendo usadas de maneira mais intensa. Com a renovação da frota, temos um potencial de ter as ambulâncias rodando o mês todo. Assim, a gente dá uma resposta às demandas da população de maneira muito mais eficiente”, explicou do diretor do SAMU/BV, Luciano Coutinho.
Outros investimentos
O SAMU/BV conta com 80 socorristas para atendimento de urgência e emergência. Em 2023, o prefeito Arthur Henrique entregou a sede do Núcleo de Educação em Urgências (NEU). O novo espaço é utilizado para formação, capacitação, habilitação e educação continuada dos socorristas de Boa Vista e do estado.
“Em breve vamos inaugurar uma base descentralizada do Samu, no bairro Caranã, onde outras ambulâncias vão ficar aguardando o chamado. Dessa forma, vamos reduzir ainda mais o tempo resposta, que atualmente está dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, de 12 a 15 minutos os pacientes são atendidos. Então, são investimentos importantes e que salvam milhares de vidas por ano”, concluiu o prefeito Arthur Henrique.