Eleições 2024 – Em 10 dias, mais de 14 mil denúncias foram feitas pelo aplicativo Pardal Móvel

São Paulo é o estado com o maior número de relatos de propaganda eleitoral irregular no país

Por: Redação | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil


Após 11 dias do lançamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo Pardal Móvel, que permite o recebimento de denúncias de possíveis crimes na campanha eleitoral, já registrou mais de 14 mil relatos de propaganda eleitoral irregular em todo o país.

Até às 11:30 desta terça-feira, dia 27 de agosto, os maiores números de denunciação estão concentrados nos estados de São Paulo (2.935), seguidos de Minas Gerais (1.618), Pernambuco (1.617) e Rio Grande do Sul (1.292).

Em Roraima, até o momento, foram realizadas 14 denúncias, sendo 13 em Boa Vista e uma no município de São Luiz. A maioria é referente ao cargo de prefeito.

O aplicativo Pardal Móvel está disponível para download gratuito em dispositivo Android e IOS. Nele, os eleitores podem atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção, incluindo irregularidades nas campanhas na internet. Para isto, é necessário o envio de evidências como comprovação dos crimes ou ilícitos para análise da Justiça Eleitoral.

Os cidadãos também obter orientações e registrar queixas de mentiras e desinformação nas redes sociais no disque-denúncia SOS Voto, pelo númeto de telefone 1491. O canal funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias.

É possível acompanhar o andamento dos fatos denunciados pela internet, por meio do Pardal Web.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.