Pix terá pagamento por aproximação
Por: Redação | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil/ Arquivo
O Pix terá modalidade de pagamento por aproximação e será disponibilizado nas carteiras digitais, conhecidas como wallets, informou o Banco Central (BC) em nota emitida na manhã desta quinta-feira (04). As atualizações devem ser lançadas em 2025.
As novas regras do Open Finance, criadas em conformidade com o Conselho Monetário Nacional (CMN), vão reduzir o número de etapas, possibilitando que as transferências sejam realizadas sem a necessidade de abrir o apicativo do banco. O CMN é formado por representantes do Banco Central, além do Ministério do Planejamento e Orçamento e do Ministério da Fazenda.
O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central e movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco em que têm conta.
Entre as alterações, também foi aprovada a ampliação do escopo de instituições financeiras obrigadas a participar do ecossistema e estabelecer a estrutura definitiva da governança do Open Finance. Ainda conforme o BC, as instituições financeiras criarão “super apps”, consolidando todas as informações em um único aplicativo para facilitar a oferta de novos produtos e experiência dos clientes,