QDENGA – Em Boa Vista, crianças de 10 e 11 anos recebem as primeiras doses de vacina contra a dengue
Imunização ocorre em pontos fixos no Terminal Luiz Canuto Chaves e no Parque Germano Augusto Sampaio
Por: Jaqueline Pontes | Foto: Welika Matos
Nesta quinta-feira, 29, crianças de 10 e 11 anos receberam as primeiras doses de vacina contra a dengue, a Qdenga, em Boa Vista. Inicialmente, a imunização ocorre em dois pontos fixos: Terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves e Parque Germano Augusto Sampaio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para garantir a imunização, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis munidos da caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF. Segundo o coordenador de saúde, Romildo Azevedo, é necessário que todas as crianças com 10 e 11 anos sejam vacinadas, mesmo quem já pegou dengue.
“Crianças que pegaram dengue devem aguardar seis meses para tomar a primeira dose e iniciar o esquema primário. Quem tomou o imunobiológico e adoeceu logo em seguida precisa esperar 30 dias para a segunda dose. Lembrando que o intervalo entre as doses é de, no mínimo, três meses”, disse.
Vacinado e protegido
Pais e responsáveis aproveitaram o início da vacinação em Boa Vista e levaram os filhos para imunização logo no primeiro dia. Neidiane Monteiro, mãe de Henrique Daniel, conta que a família já pegou dengue e que o marido ficou hospitalizado devido ao agravamento da doença.
“Agora, com meu filho tomando a vacina fico mais tranquila em saber que ele começou a imunização. É muito importante meu filho seguir com a caderneta de vacina atualizada. Ele toma todas as vacinas e sempre estou atenta a isso. É um ato tão simples e que protege nossas crianças”, contou.
Confiante, o pequeno Henrique Daniel, 11 anos, está entre as primeiras crianças imunizadas na capital. “Não doeu nada a vacina. Foi só uma ‘picadinha’. Quando eu chegar na escola vou falar para os meus amigos se vacinarem também para não ficarem doente com a dengue”, relatou.
Vacinação nas escolas
Além dos pontos fixos, a partir da próxima segunda-feira, 4, a vacinação passa a ocorrer nas escolas localizadas nos bairros de maior proliferação do mosquito Aedes aegypti: Santa Luzia, Jardim Tropical, Senador Hélio Campos e Laura Moreira, inicialmente. A imunização dos alunos ocorre mediante autorização assinada.
Primeiras doses de vacina
O Ministério da Saúde enviou 13.840 mil doses da Qdenga a Boa Vista. O quantitativo do lote foi definido pela base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta primeira remessa, o município vai iniciar a vacinação com 7 mil doses do imunobiológico e ampliar a quantidade conforme a adesão.