Raposinha macho é o novo morador do Bosque dos Papagaios
Também chamado de cachorro-do-mato, o novo morador, da espécie de canídeo endêmico da América do Sul, não consegue sobreviver na natureza e está em fase de adaptação no parque
Por: Redação | Foto: Andrezza Mariot
O Bosque dos Papagaios é o novo habitat do filhote de raposa capturada ilegalmente por uma moradora que passava pela estrada na área rural de Boa Vista, no ano passado. Após entrega voluntária do animal, o filhote foi acolhido pela Prefeitura de Boa Vista e está em fase de adaptação.
“A munícipe que pegou a raposa mora no bairro Nova Cidade e reclamou do forte odor de urina. Por isso, ela o entregou de forma voluntária e fizemos o resgate. É sempre válido reforçar que animais silvestres não são ‘pets’. Eles pertencem à natureza e quando são retirados, podem sofrer muito com a falta de adaptação”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos.
No Bosque dos Papagaios, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) construiu um espaço exclusivo para a raposinha.
“Sempre deixamos os espaços dos animais o mais próximo possível do habitat. Os alimentos são os que eles encontram na natureza. No caso da raposa, o cardápio é composto por carne vermelha e branca e frutas. Durante a adaptação, vamos analisar o comportamento. Caso precise de alguma alteração no recinto, faremos”, contou o diretor do Bosque dos Papagaios, Francisco Ibiapina.
BOSQUE DOS PAPAGAIOS – Aberto durante todos os dias, exceto feriados e pontos facultativos, o horário de funcionamento é das 8h às 18h durante a semana. Aos fins de semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Vale ressaltar que no local não é permitido ingressar com animais domésticos, alimentar os animais, entrar com bebida alcoólica, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.