Uso de máscara como proteção contra a Covid-19 passa a ser facultativo em Boa Vista

A medida leva em consideração a portaria nacional que desobrigou o uso de máscara nos locais de trabalho

Com informações de Shirleia Rios | Foto: PMBV

O uso de máscara facial como proteção contra a Covid-19 agora é facultativo em Boa Vista. A Prefeitura iniciou nesta quarta-feira (6), a implantação da 6º etapa do Plano de Flexibilizações, que libera o funcionamento do comércio sem restrições de horário e lotação. A medida já está publicada no decreto 31/E no Diário Oficial do Município.

Apesar da desobrigação do uso da máscara, as pessoas que apresentem sintomas da Covid-19 ou gripe, ou que tenham tido contato com caso suspeito e confirmado de Covid-19 devem utilizar a máscara.

A medida leva em consideração a portaria Interministerial MTP/MS nº17 de 22 de março, que desobrigou o uso de máscara nos locais de trabalho e as recomendações do comitê Municipal de Combate ao Covid-19.

Uso ainda será obrigatório em alguns estabelecimentos  

Permanece obrigatório a exigência de máscaras em estabelecimentos de saúde como: hospitais, postos de saúde, laboratórios, clínicas, consultórios, farmácias e drogarias, além dos veículos de transporte remunerado privado, individual de passageiros por aplicativo ou por meio de táxis e táxis-lotação, além do transporte público coletivo e nos locais de embarque e desembarque.

As unidades de ensino ficam autorizadas a criarem protocolos de uso ou não de máscaras de proteção individual e demais cuidados no âmbito de suas dependências.

Cuidados devem continuar

A Prefeitura de Boa Vista alerta que a população deve continuar mantendo os cuidados sanitários contra a covid-19. Reforça que é importante as pessoas se vacinarem para garantir a redução do risco de adoecimento ou agravamento da doença.

As doses da vacina contra a covid-19 estão disponíveis nos dois pontos drive-thru: Terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro e quadra do Cras Pintolândia, no Parque Germano Sampaio, e ainda, em 23 Unidades Básicas de Saúde.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos