FNDE Chegando Junto – Comunidades indígenas e ensino básico de Roraima ganham apoio com nova ação do MEC

Por: Redação | Foto: Giovani Oliveira
Nesta terça-feira, dia 18 de março, Roraima recebeu o lançamento do programa FNDE Chegando Junto, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) em evento que reuniu gestores municipais e representantes da educação na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista.
Com duração previsão de dez meses, o programa oferecerá suporte técnico e financeiro às escolas dos 15 municípios do Estado assegurando a aplicação de forma eficiente dos recursos federais em melhorias necessárias na infraestrutura, no transporte dos estudantes e na qualificação dos professores e gestores de cada região.
“Essa ação se faz muito importante aqui no Norte, porque é uma região com peculiaridades e com uma realidade muito diferente do restante do Brasil, que muitas vezes não é refletida em normas, leis e portarias”, apontou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

O FNDE Chegando Junto tem foco também nas comunidades indígenas, respeitando e fortalecendo as culturais locais, além de reduzir as desigualdades regionais. Em Roraima, o foco das ações está voltado para educação nas comunidades indígenas Ye’kwana e Yanomami. “Queremos transformar recursos federais em impacto concreto nas escolas e na vida das crianças”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
O município de Boa Vista foi contemplada com mais de R$ 13 milhões para investimentos em infraestrutura e transporte escolar. “Fomos contemplados com um ônibus escolar e com a construção de uma escola de tempo integral no João de Barro, ampliando a nossa rede em mais de 400 novas vagas. Temos investido muito na educação indígena, com 12 escolas atendendo mais de mil crianças. Agora, vamos contemplar também a creche para essas comunidades”, declarou o prefeito Arthur Henrique

“Ter a segurança de que as portas estarão abertas para nós, com foco muito dedicado ao nosso estado, trará muitos avanços e nos ajudará a superar uma grande dificuldade que nós temos no momento, que é o crescimento populacional, devido à imigração”, completou sobre a importância da iniciativa.
Também foram abordados no lançamento informações sobre Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Novo Fundeb) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além das iniciativas voltadas para alimentação e transporte escolar como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Caminho da Escola e o PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar).
Na capital, atualmente a rede municipal de ensino atende cerca de 55 mil alunos em 140 escolas, um Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, um Centro Municipal Integrado de Educação Especial e uma Biblioteca Municipal, conforme dados fornecidos pela prefeitura.
A oferta de vagas em creches cresceu 145% com a construção de 12 unidades. A modernização das escolas também se destaca, com equipamentos como telas interativas, chromebooks, tablets e laboratórios móveis, além da criação de escolas bilíngues para surdos, que utilizam Libras e português, e o fortalecimento da educação indígena, com respeito à cultura dos povos origináios, com merenda adequada aos costumes tradicionais, promoção de atividades esportivas com modalidades indígenas e a preservação das línguas nativas como Wapichana e Macuxi.