Crédito do Trabalhador – Nova modalidade de consignado para CLT entra em vigor nesta sexta (21)
Por: Redação | Foto: Agência Brasil
Uma nova linha de crédito, o Crédito do Trabalhador, começou a valer nesta sexta-feira, 21 de março, para nova modalidade de empréstimo consignado para quem tem carteira assinada. O programa oferece taxas de juros mais baixas utilizando o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A medida abrange trabalhadores formais do setor privado e inclui também categorias como empregados domésticos, rurais e funcionários contratados por microempreendedores individuais (MEIs). A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estima que cerca de 19 milhões de trabalhadores poderão aderir ao programa nos próximos anos movimentando assim, aproximadamente R$ 120 bilhões em créditos contratados.
As parcelas do empréstimo são descontadas automaticamente na folha de pagamento, com limite de comprometimento até 35% do salário bruto e utilização de 10% do FGTS como garantia adicional. A solicitação pode ser feita pela internet, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), com retorno das propostas pelas instituições financeiras em um prazo de até 24 horas. Já a contratação é feita diretamente no canal eletrônico do banco escolhido.
Em casos de desligamento do trabalhador antes da quitação do empréstimo, o valor restante será abatido das verbas rescisórias e do FGTS. Se o saldo não for suficiente, o pagamento será interrompido temporariamente e retomado quando o trabalhador conseguir outro emprego formal.
A expectativa é que essa nova modalidade de crédito facilite o acesso de milhões de trabalhadores, contribuindo para o fortalecimento da economia e para a saúde financeira das famílias brasileiras, evitando o superendividamento.

