Onda de calor deve elevar temperaturas em até 5 graus em regiões do Brasil

Por: Redação | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de calor intenso para seis estados brasileiros nesta semana. Regiões do Sudeste e Centro-Oeste, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo podem enfrentar temperaturas até 5 graus acima da média para o período, devido à presença de uma massa de ar quente que se mantém estacionada sobre essas áreas.

Especialistas indicam que o fenômeno é resultado de uma massa de ar quente estacionada sobre essas áreas, intensificando a sensação de abafamento. Estados afetados incluem São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

Autoridades recomendam que a população tome precauções para lidar com o calor elevado, como manter-se hidratada, evitar exposição prolongada ao sol e utilizar roupas leves. Além disso, é importante que grupos vulneráveis, como crianças e idosos, recebam atenção especial para prevenir problemas relacionados às altas temperaturas.

O alerta permanece em vigor e as previsões indicam que a onda de calor pode persistir nos próximos dias. A situação também pode impactar setores como a agricultura e o abastecimento de energia, que costumam ser sensíveis às mudanças climáticas.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.