Patrulha da Chuva retira 480 mil toneladas de lixo e instala 126 placas para combater descarte irregular em Boa Vista

Por: Redação | Foto: Giovani Oliveira
Entre janeiro e março deste ano, o programa Patrulha da Chuva, de Boa Vista, retirou cerca de 480 mil toneladas de lixo de canais, valas, praias e margens de rios. A ação, realizada antes do período chuvoso, tem como objetivo minimizar os impactos das chuvas na cidade. Além disso, desde novembro, a Secretaria Municipal de Conservação Pública instalou 126 placas de alerta em pontos críticos para combater o descarte irregular de resíduos.
Os serviços de limpeza seguem um cronograma semanal. Resíduos como mato, garrafas PET, sacolas plásticas, latas e até móveis velhos são removidos de canais e valas de segunda a sexta-feira. Já as praias são limpas às segundas, terças e sextas-feiras, e a coleta fluvial acontece ao longo dos rios Branco e Cauamé no mesmo período.
Nesta semana, a equipe do Patrulha da Chuva limpou o canal de escoamento na rua José Francisco, que liga os bairros Asa Branca e Jóquei Clube. Dez placas de alerta foram instaladas no local para conscientizar a população sobre o descarte de lixo.
A empreendedora Ana Cláudia da Silva, moradora do Jóquei Clube, elogiou a iniciativa: “Esse serviço é essencial para ajudar no escoamento da água da chuva. Espero que, com as placas, as pessoas parem de jogar resíduos aqui”. A ação reflete o compromisso da prefeitura em prevenir problemas decorrentes das chuvas e promover a conscientização ambiental na cidade.