Mulheres passam a integrar a Infantaria da FAB em 2026

Por: Redação | Foto: Sgt Batista/CECOMSAER
Pela primeira vez, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a abertura de vagas para mulheres na especialidade de Infantaria, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), uma iniciativa inédita que representa um marco histórico na inclusão feminina e na busca por maior igualdade de oportunidades dentro das Forças Armadas.
Serão ofertadas 50 vagas para candidatos de ambos os sexos. As oportunidades fazem parte do Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, com previsão de ingresso para o ano de 2026. As inscrições estão abertas até o dia 28 de abril de 2025, exclusivamente no portal oficial da Aeronáutica.
A trajetória de inclusão feminina na FAB começou em 1996, quando mulheres ingressaram na Academia da Força Aérea (AFA) como Cadetes Intendentes, alcançando posteriormente posições de destaque, como o cargo de Coronel. Em 2003, foi registrado outro marco histórico com o ingresso das primeiras Cadetes Aviadoras, que também ascenderam a postos relevantes, como o da Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, primeira mulher a assumir o comando de uma Unidade Aérea.