Aeroporto de Recife inaugura sala multissensorial para passageiros com TEA

Por: Redação | Foto: Reprodução/Passageiro de Primeira
O Aeroporto Internacional de Recife tornou-se o quinto terminal brasileiro a inaugurar uma sala multissensorial dedicada ao atendimento de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e condições relacionadas ao neurodesenvolvimento. A inauguração, realizada na última sexta-feira (4), integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, liderado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Presente na cerimônia, o ministro Silvio Costa Filho destacou o compromisso da pasta em promover ações que combinem inclusão e melhorias na infraestrutura aeroportuária. Segundo ele, o objetivo é oferecer uma experiência mais confortável e acolhedora para pessoas neurodivergentes e suas famílias. A sala, localizada na área de embarque norte, em frente ao portão B12, conta com itens como iluminação suave, piscina de bolinhas, projeções visuais, som de água corrente, almofadas sensoriais e poltronas simulando o embarque, todos projetados para minimizar o estresse sensorial.
Durante o evento de inauguração, foi lançada a cartilha “Inclusão Dentro e Fora do Avião”, escrita por Aline Campos, que aborda a conscientização sobre as dificuldades enfrentadas por passageiros neurodivergentes, reforçando a importância de iniciativas inclusivas nos aeroportos.
A sala multissensorial do Recife está localizada na área de Embarque Norte, em frente ao portão B12, e funciona 24 horas por dia, estando disponível para atender tanto passageiros com TEA quanto aqueles com outros quadros de sensibilidade relacionados ao neurodesenvolvimento.
Ainda neste mês, uma nova sala multissensorial será inaugurada no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Até 2026, o Ministério de Portos e Aeroportos prevê a instalação de mais 20 salas similares em terminais aéreos do país. Além de Recife, terminais em Florianópolis (SC), Vitória (ES), Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) também contam com salas multissensoriais destinadas a esse público.