Estudantes devem pedir isenção do Enem até hoje (25); quem faltou em 2024 precisa justificar

Por: Redação | Foto: Reprodução/Gov.br
Termina às 23h59 desta sexta-feira (25) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 ou justificar ausência na edição de 2024. O processo deve ser feito pela Página do Participante, usando o login único do Gov.br. Até o momento, o valor da taxa deste ano ainda não foi divulgado.
Podem pedir gratuidade estudantes da rede pública matriculados na 3ª série do ensino médio, ex-alunos de escola pública ou bolsistas integrais em escolas privadas, pessoas de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Quem recebeu isenção em 2024 e não compareceu às provas precisa justificar a ausência. O resultado da solicitação será divulgado em 12 de maio, com período de recursos para pedidos negados entre 12 e 16 do mesmo mês. O resultado final dos recursos está previsto para 22 de maio.
É importante ressaltar que a isenção da taxa não garante a participação no exame – os candidatos devem realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, quando abrir o prazo oficial.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado para seleção em universidades públicas pelo Sisu, concessão de bolsas em instituições privadas pelo Prouni e acesso a financiamentos do Fies. Além disso, algumas universidades em Portugal aceitam a nota do exame como critério de ingresso. Na última edição, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos tiveram isenção da taxa de inscrição, reforçando sua importância na democratização do ensino.