Prazo para solicitar isenção do Enem 2025 e se inscrever no Encceja 2025 termina hoje (02)

Por: Redação | Foto: Divulgação/MEC
Hoje, 2 de maio de 2025, é o último dia para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 e para realizar a inscrição no Encceja 2025. Ambos os processos devem ser feitos online até as 23h59 (horário de Brasília), garantindo assim a participação nos exames.
No caso do Enem, a isenção da taxa é concedida a estudantes da rede pública matriculados no terceiro ano do ensino médio, ex-alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais em instituições privadas, pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, além de participantes do programa Pé-de-Meia do MEC. A solicitação é feita pela Página do Participante.
Quem obteve isenção no Enem 2024, mas não compareceu à prova, precisa justificar a ausência para garantir a gratuidade novamente. O resultado da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 12 de maio, com possibilidade de recurso por cinco dias.
Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 devem se inscrever também até esta sexta-feira (2) e deve ser feita no site oficial do exame, mediante apresentação de CPF e data de nascimento. O Encceja é voluntário e gratuito, destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada.
As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal, com duração de quatro horas pela manhã e cinco horas à tarde.
Também termina hoje o prazo para solicitar atendimento especializado no Encceja. Os participantes que necessitam de adaptações durante a aplicação das provas devem anexar um documento que comprove a condição específica. Entre as situações previstas no edital estão:
- Baixa visão;
- Cegueira;
- Deficiência física;
- Deficiência auditiva;
- Deficiência intelectual;
- Dislexia;
- Transtorno do espectro autista.
Além disso, o Inep incluiu este ano a opção de identificação para participantes com diabetes, que devem anexar um laudo médico comprobatório no campo de atendimento especializado.
Outras condições que podem garantir atendimento diferenciado são gestação, lactação, idade avançada e participação em classe hospitalar.
O resultado da análise dos documentos será divulgado no site do Encceja em 12 de maio.
Para fazer o Encceja, é necessário ter ao menos 15 anos completos na data da prova para obter certificação do ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. O Inep informa que não é necessário ter o certificado do ensino fundamental para tentar diretamente a certificação do ensino médio.
Nome social
Os participantes que desejam utilizar o nome social, já registrado na Receita Federal, devem informar essa preferência no momento da inscrição. O nome social será apresentado em todos os documentos e materiais administrativos do Encceja 2025.