MEC divulga resultado da isenção para o Enem 2025 e confirma datas das provas

Por: Redação | Foto: Reprodução/Gov.br
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira (12) os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos podem acessar a Página do Participante para verificar se tiveram a solicitação aprovada.
Também foram publicados os resultados das justificativas de ausência para quem não compareceu aos dois dias de prova do Enem 2024 e precisava justificar a falta para garantir a gratuidade na edição de 2025.
Quem teve o pedido negado pode apresentar recurso até a próxima sexta-feira, dia 16. O mesmo prazo vale para contestar o indeferimento das justificativas de ausência. O benefício é voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade social, como concluintes do ensino médio em escolas públicas, participantes do programa Pé-de-Meia, bolsistas integrais da rede privada e pessoas inscritas no CadÚnico com renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os participantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e a Redação. Já no segundo, serão avaliados em Ciências da Natureza e Matemática. O exame é composto por 180 questões objetivas, distribuídas igualmente entre as quatro áreas do conhecimento, além da redação dissertativo-argumentativa.
Os candidatos devem estar atentos ao período de inscrição e às datas do exame, pois o resultado do Enem é utilizado para ingresso em diversas instituições de ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).