Com alta nos focos de incêndio, Roraima será contemplado com brigadas federais para combate ao fogo

Por: Redação | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O Governo Federal autorizou a contratação de brigadas federais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais em 17 estados, incluindo Roraima. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9) e oficializada por meio da Portaria nº 60 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e prevê a atuação direta do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
A medida prevê a formação de brigadas federais temporárias, compostas por brigadistas, chefes de esquadrão e chefes de brigada, que atuarão em Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
Também está prevista a criação de brigadas especializadas em manejo integrado do fogo, com atuação prolongada por até dois anos e possibilidade de prorrogação. Esses grupos técnicos, focados em ações preventivas e no controle planejado de incêndios, atuarão em estados como Rondônia, Bahia, Goiás e Pernambuco.
A contratação ainda inclui brigadistas, chefes de esquadrão e chefes de brigada, além de agentes federais especializados em prevenção, supervisores estaduais e profissionais responsáveis pela técnica da queima prescrita, método utilizado para eliminar o excesso de material combustível e evitar incêndios de grandes proporções.
Em Roraima, o reforço chega em um momento crucial, pois o estado registrou 5.358 focos de incêndio em 2024, sendo responsável por 40% dos focos de calor no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A contratação de brigadistas tem como objetivo conter os incêndios na vegetação nativa e proteger áreas vulneráveis ao fogo.