Segurados do INSS já podem contestar cobranças indevidas pelo Meu INSS ou 135

Por: Redação | Foto: Joédson Alves – Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta terça-feira (13) o envio de notificações para aposentados e pensionistas que podem ter sido alvo de cobranças não autorizadas por entidades associativas. A medida faz parte de uma ação que busca corrigir descontos indevidos realizados entre março de 2020 e março de 2025.

O serviço está disponível no aplicativo e site Meu INSS, disponível gratuitamente nas plataformas App Store (iOS) e Google Play Store (Android), e também por meio da Central 135. O sistema permite que o beneficiário consulte se há descontos realizados por entidades de classe — como associações e sindicatos — e informe se autorizou ou não a cobrança. A medida atende a uma determinação legal para combater práticas abusivas que, nos últimos anos, têm gerado reclamações em todo o país, especialmente entre o público idoso.
Como funciona a contestação?
Os beneficiários que identificarem descontos suspeitos podem contestá-los diretamente pelo aplicativo Meu INSS. Para verificar se há cobranças associativas em seu benefício, basta acessar o aplicativo, fazer login com CPF e senha e selecionar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O sistema exibirá o nome da entidade responsável pelo débito e permitirá que o cidadão informe se reconhece ou não a cobrança.



Caso o beneficiário declare que não autorizou o desconto, o pedido de contestação será registrado automaticamente, e a entidade terá até 15 dias úteis para responder. Se não houver resposta ou se o pedido for negado sem justificativa adequada, o INSS poderá acionar a entidade judicialmente.
Para aqueles que tiverem dificuldade com o App Meu INSS, a contestação também pode ser feita pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para evitar longas esperas, o próprio INSS recomenda que os beneficiários liguem após as 16h ou aos sábados, quando a demanda é menor.
Alerta contra golpes
Com a ampliação dos serviços digitais e a repercussão do tema, o INSS reforça que não realiza contato direto com beneficiários por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar sobre reembolsos ou contestação de descontos. Toda a comunicação oficial ocorre exclusivamente por meio do Meu INSS ou da Central 135.
Especialistas alertam para o risco de golpes financeiros, comuns em situações como essa, e orientam os segurados a evitarem clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais por meios não oficiais.