Prouni encerra inscrições do segundo semestre nesta sexta com mais de 211 mil bolsas ofertadas

Por: Redação | Foto: Conexão Boa Vista


Termina às 23h59 desta sexta-feira (4) o prazo para participar do processo seletivo do segundo semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 211.132 bolsas em instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni).

Do total de bolsas oferecidas, 118.045 são integrais, com gratuidade total da mensalidade, e 93.087 são parciais, cobrindo 50% do valor. As oportunidades abrangem mais de 370 cursos em 887 instituições. Os cursos com maior número de bolsas são administração, direito, pedagogia e educação física. Também há 1.159 bolsas para medicina, sendo a maioria integral.

Para concorrer, o candidato deve ter concluído o ensino médio e participado do Enem em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Não são aceitas inscrições de candidatos que fizeram o exame como treineiros. É necessário ainda se enquadrar em pelo menos um dos critérios socioeconômicos e educacionais previstos em edital, como ter estudado em escola pública ou ser bolsista integral em escola particular. Professores da rede pública também podem participar, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia, sem limite de renda.

A renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais. O candidato também deve optar por concorrer na ampla concorrência ou pelas ações afirmativas, destinadas a pessoas com deficiência ou autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho, e o da segunda chamada está previsto para 28 de julho. Comemorando 20 anos em 2025, o Prouni já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes desde sua criação. Dados do Censo da Educação Superior mostram que 58% dos bolsistas concluem seus cursos, índice superior ao dos alunos que não fazem parte do programa.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.