Programa Agora Tem Especialistas envia 12 médicos para atuar em Boa Vista e Rorainópolis

Por: Redação | Foto: Rafael Nascimento/MS
A partir desta quarta-feira (27), cerca de 1,5 mil médicos começam a atuar em unidades de saúde espalhadas por 987 municípios e 23 distritos indígenas. Eles fazem parte do 41º ciclo do programa Mais Médicos, que busca ampliar o acesso à atenção básica em regiões com escassez de profissionais.
Do total, 1.446 médicos vão integrar equipes de Saúde da Família e outros 53 atuarão diretamente em áreas indígenas. A distribuição contempla todas as regiões do país: o Nordeste receberá 443 médicos; o Norte, 235; o Centro-Oeste, 100; o Sudeste, 461; e o Sul, 259.
A maioria dos profissionais já possui registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e pode iniciar os atendimentos até o dia 5 de setembro. Já os intercambistas, médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros com licença para atuar, passarão por um treinamento específico em novembro, antes de começarem a trabalhar.
Além do Mais Médicos, outro reforço chega em setembro com o programa Agora Tem Especialistas. Ao todo, 501 médicos com especialização em áreas como cirurgia, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia foram selecionados para atuar em 212 municípios.
Para o Norte, serão destinados 66 profissionais. Destes, Roraima receberá 12 desses profissionais, sendo 11 em Boa Vista e 1 em Rorainópolis. O Pará terá o maior número na região Norte, com 27 médicos. Os demais serão distribuídos entre Amazonas (10), Rondônia (07), Acre (05), Tocantins (03) e Amapá (02).
Os médicos passarão por capacitação prática e receberão bolsa-formação de até R$ 20 mil, conforme o nível de vulnerabilidade da região onde atuarão.