Anvisa determina retirada de suplementos sem registro do mercado nacional

Por: Redação | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (10) duas medidas cautelares que determinam a suspensão da comercialização, fabricação, distribuição, importação, propaganda e consumo de suplementos alimentares de duas marcas por ausência de regularização junto ao órgão.

Os produtos da marca Proteus/Whey Isolate Protein Mix, comercializados pela empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., foram identificados em plataformas de e-commerce como Shopee e Mercado Livre sem registro sanitário válido e sem identificação de fabricante ou importador nacional. A Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes disponíveis no mercado.

Também foi determinada a retirada dos suplementos e óleos da marca Bugroon, fabricados pela empresa Bugroon Raízes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. Os produtos estavam sendo comercializados diretamente no site da empresa, sem licenciamento sanitário. A lista inclui itens como Óleo de Menta Piperita, Óleo de Sucupira, Óleo de Copaíba e diversos suplementos em cápsulas, como Ginkocen, Calmom, Catux, Unaro Moringa, Neuralfocus e Contradô.

Segundo a agência, os produtos não atendem aos requisitos legais para comercialização no território nacional e representam risco à saúde pública por não passarem por avaliação técnica quanto à composição, rotulagem e segurança. As medidas têm caráter preventivo e visam garantir a conformidade sanitária no setor de suplementos alimentares.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.