Com nova função, Meu INSS permite que outra pessoa consulte seus dados com autorização
Por: Redação | Foto: Divulgação
Usuários do Meu INSS agora podem autorizar outra pessoa a acessar seus dados e serviços digitais sem precisar compartilhar a senha da conta Gov.br. . A nova funcionalidade de procuração eletrônica foi lançada nesta quinta-feira (13) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em parceria com o INSS.
A ferramenta está disponível tanto no site quanto no aplicativo Meu INSS e permite que o titular da conta indique um representante para realizar consultas em seu nome. Por enquanto, a autorização vale para dois tipos de serviço: acesso a documentos e informações disponíveis online e acompanhamento de pedidos e benefícios.
A procuração é válida apenas dentro da plataforma e não tem valor se for impressa ou enviada como documento. O usuário precisa informar quais serviços o representante poderá acessar e por quanto tempo a autorização será válida. A qualquer momento, o titular pode cancelar a procuração diretamente pela conta Gov.br..
Para usar a nova função, é necessário ter uma conta Gov.br com nível prata ou ouro. O nível prata pode ser obtido por reconhecimento facial com base na CNH ou por validação em um dos bancos credenciados. Já o nível ouro exige reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral, leitura do QR Code da nova carteira de identidade ou uso de certificado digital.

