INSS cria fila única nacional para acelerar análise de benefícios
Por: Redação I Foto: Reprodução/Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novas medidas para reduzir o tempo de espera na concessão de benefícios. A principal mudança é que a fila deixa de ser regional e passa a ser única em nível nacional, permitindo que servidores de áreas com menor demanda atuem nos processos de locais onde há maior concentração de pedidos.
Com a publicação da Portaria PRES/INSS nº 1.919, o objetivo é dar mais agilidade e equilíbrio ao atendimento. A estratégia prevê prioridade para quem está há mais tempo aguardando resposta e atenção especial aos benefícios que concentram maior número de solicitações, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os benefícios por incapacidade, que representam cerca de 80% da fila atual.
A norma também estabelece regras para participação dos servidores no programa de ampliação de atendimento, incluindo limites de tarefas diárias, critérios de qualidade e restrições para funcionários cedidos a outros órgãos.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, a nacionalização da fila permite usar melhor a força de trabalho: “A ideia é que servidores de regiões com menor demanda possam atuar nos processos de quem está esperando mais tempo. Nossa prioridade é atacar os benefícios que concentram a maior parte da fila, como o BPC e os benefícios por incapacidade”.
Em novembro, o Instituto já havia informado um aumento de 23% no volume de novos processos ao longo do ano, o que reforçou a necessidade de medidas para acelerar a análise.






