Lei estadual sobre celular em escolas de Roraima entra em vigor em fevereiro

Por: Redação I Foto: Reprodução


A partir de 11 de fevereiro, passa a valer em Roraima a Lei Estadual nº 2.321, sancionada em 12 de janeiro de 2026, que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos por estudantes das redes pública e privada.

Prevista para complementar a legislação federal de 2025 (Lei nº 15.100), a norma estadual estabelece que o uso de celulares será restrito a atividades pedagógicas autorizadas pelo professor ou a situações em que alunos com deficiência necessitem do aparelho como ferramenta de apoio.

O objetivo da restrição é diminuir distrações em sala de aula, fortalecer a convivência entre os estudantes e favorecer a saúde mental. Segundo a psicopedagoga Leane Silva, os efeitos vão além do desempenho acadêmico. “A socialização dentro da sala de aula muda, existe uma troca maior de diálogo entre os colegas e a concentração se volta ao conteúdo, o que melhora o entendimento para o aprendizado”, afirma.

Segundo a especialista, o cérebro leva em média duas semanas para iniciar o processo de adaptação à redução do uso do celular e até três meses para consolidar os resultados. Ela alerta ainda para a necessidade de apoio familiar nesse processo. “A saúde mental é algo muito importante. Vemos jovens e crianças com ansiedade e problemas sérios causados pelo excesso de redes sociais. É fundamental que os pais limitem o uso dentro de casa para que os estudantes entendam os malefícios”, destacou.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 2 segundos

Isso vai fechar em 2 segundos