Aposentados e pensionistas já podem consultar respostas sobre descontos indevidos do INSS nos Correios

Por: Redação | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil


A partir desta segunda-feira (16), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que contestaram descontos em seus benefícios já podem acessar as respostas das entidades responsáveis pelo débito. O atendimento presencial ocorre nas agências dos Correios e busca oferecer uma alternativa para aqueles que têm dificuldade em utilizar o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.

Os beneficiários que questionaram a cobrança de mensalidades associativas podem verificar se houve alguma justificativa por parte das associações ou sindicatos envolvidos. Caso a entidade não comprove a autorização para o desconto, o INSS iniciará um processo de cobrança para ressarcir o segurado.

O atendimento nas agências permite não apenas acompanhar a resposta das entidades, mas também realizar novas contestações, analisar documentos enviados e receber protocolos para o acompanhamento da solicitação.

Como funciona o ressarcimento dos valores

Quando um aposentado ou pensionista informa que não autorizou um desconto em seu benefício previdenciário, a associação responsável tem até 15 dias úteis para apresentar provas de que houve consentimento. Se a justificativa não for suficiente, a entidade será obrigada a restituir o valor, que será depositado diretamente na conta do segurado.

Até o momento, 3,2 milhões de beneficiários já contestaram valores indevidos, e o governo estima que cerca de 4 milhões de pessoas tenham sido afetadas. As entidades envolvidas devem prestar esclarecimentos sobre os descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025, período que soma aproximadamente R$ 5,9 bilhões em deduções.

Os segurados podem acompanhar o processo pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135. Caso prefiram, podem consultar os detalhes presencialmente nas unidades dos Correios habilitadas.

O governo reforça que aqueles que não receberam notificações devem acessar o aplicativo Meu INSS para verificar se há informações sobre possíveis descontos em seus benefícios e, se necessário, contestar os valores.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.