Brasil conquista reconhecimento internacional como país livre de febre aftosa sem vacinação

Por: Redação | Foto: MAPA/Divulgação


O Brasil foi oficialmente reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) nesta quinta-feira (29), durante a 92ª Assembleia Geral realizada em Paris. O novo status sanitário representa um marco para a pecuária nacional e pode abrir portas para mercados internacionais mais exigentes, como Japão, União Europeia e Estados Unidos.

Essa conquista já havia sido reconhecida pelo governo federal em maio do ano passado, mas agora recebe a chancela internacional, consolidando décadas de esforços na erradicação da febre aftosa. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o reconhecimento é resultado de um trabalho conjunto entre Estado e setor privado, seguindo o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA).

Roraima também recebeu oficialmente o status de área livre de febre aftosa sem vacinação pela OMSA após ter passado por diferentes classificações ao longo dos anos. Em 2008, era considerado área de alto risco para febre aftosa. Em 2014, avançou para médio risco, e em 2018, conquistou o status de área livre da doença com vacinação.

A certificação internacional ocorre um ano após o estado suspender a vacinação contra a doença, cumprindo todas as exigências sanitárias necessárias. O reconhecimento pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) foi oficializado em março de 2024, e agora Roraima se junta a outras regiões brasileiras que já haviam recebido o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, incluindo Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e Mato Grosso.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que pode causar grandes prejuízos à pecuária. Agora, o país se posiciona como um dos principais exportadores globais de carne bovina, com potencial para ampliar mercados e aumentar a confiança dos importadores.

O reconhecimento do Brasil como livre da doença sem vacinação o coloca em um patamar de competitividade com grandes players globais, como Estados Unidos e Austrália. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) destacou que Filipinas e Indonésia já demonstraram interesse imediato em importar produtos brasileiros.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.