Laboratório Didático Móvel leva inovação e aprendizado prático às escolas de Boa Vista

Por: Redação | Foto: PMBV


Uma iniciativa da Rede Municipal de Ensino tem mudado a educação em Boa Vista. Desde 2022, o Laboratório Didático Móvel oferece aos estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) recursos modernos e inovação às salas de aula, tornando o aprendizado mais prático e envolvente.

Atualmente, 92 laboratórios móveis estão em funcionamento em 56 escolas, atendendo as áreas urbanas, rurais e indígenas. Cada unidade oferece 245 itens variados contendo tubos de ensaio, microscópios, modelos anatômicos, esqueletos humanos, mapas, bússolas, além de conjuntos voltados para jardinagem, primeiros socorros e até extintores de incêndio.

Para usar garantir aplicação pedagógica, os professores foram capacitados e receberam materiais didáticos e vídeos demonstrativos que mostram como usar os recursos de forma eficiente.

Na Escola Municipal Maria Teresa Maciel, os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da professora Anália Aguiar aprenderam sobre o corpo humano utilizando modelos de esqueletos e órgãos impressos em 3D. “Os alunos ficaram muito mais envolvidos. Foi uma experiência enriquecedora”, afirmou Anália.

Os estudantes também adoraram a novidade. “Achei muito legal, parecia que eu estava em um museu! Aprendi sobre o cérebro e os ossos”, contou Isadora Castro, de 7 anos. Já Ricardo Fernando, também de 7 anos, destacou: “Descobri que o maior osso está na perna e o menor no ouvido. Foi incrível aprender assim!”

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.