Roraima tem a segunda pior segurança pública e ocupa o último lugar em Eficiência da Máquina Pública do país em 2024, aponta CLP

Por: Redação | Foto: Reprodução/Gov RR
A Segurança Pública de Roraima está pior em relação aos anos anteriores, ficando em penúltimo lugar (26º) no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado na última sexta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo avaliou os dados de 2024 das 27 unidades federativas do Brasil.

O ranking geral baseia-se em 10 pilares temáticos compostos por avaliação em Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Entre os aspectos avaliados no quesito Segurança Pública, são analisados os indicadores: Atuação do Sistema de Justiça Criminal, Presos em Condenação, Déficit Carcerário, Mortes a Esclarecer, Mortalidade no Trânsito, Morbidade no Trânsito, Segurança Pessoal, Segurança Patrimonial, Qualidade da Informação de Criminalidade e Violência Sexual. O Estado ficou atrás apenas do Amapá (27º).

Segundo o relatório, além da Segurança Pública, Roraima também apresentou índices ruins em Eficiência da Máquina Pública (27º lugar – última posição), Sustentabilidade Social (26º), Infraestrutura (25º) e Inovação (21º), Educação (25º), Solidez Fiscal (23º) e Inovação (21º). No quesito Capital Humano, caiu uma posição em relação ao ano anterior, ocupando a 12º colocação.

No ranking geral no Brasil e também no geral do Norte, o estado ocupa também as últimas colocações, ocupando a 27º e 7º, respectivamente, tendo caído duas posições em relação a 2023 nas duas avaliações.
No site do CLP é possível pesquisar dados detalhados de cada indicador. Acesse https://rankingdecompetitividade.org.br/estados.