Inclusão no ensino superior – UFRR oferece vagas para idosos e imigrantes refugiados

Por: Redação | Foto: Reprodução
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu inscrições para dois processos seletivos que incentivam a inclusão no ensino superior. As iniciativas são voltadas para pessoas idosas, por meio do programa “UFRR mais 60”, e para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade.
O programa “UFRR mais 60” oferece 68 vagas distribuídas em 17 cursos de graduação para candidatos com 60 anos ou mais que tenham concluído o Ensino Médio. Já o processo seletivo destinado a refugiados e imigrantes conta com 117 vagas em 19 cursos de graduação. Ambos utilizam vagas remanescentes de outros processos seletivos da instituição, como Sisu e Vestibular tradicional.
As inscrições começaram no dia 19 de março e vão até o dia 30. Os interessados devem acessar o site da Comissão Permanente de Vestibular (CPV) para realizar o cadastro online e preencher o questionário socioeconômico. Para idosos, a seleção é baseada na análise do histórico escolar. Já para refugiados e imigrantes, inclui histórico escolar e uma redação em Língua Portuguesa.
A pró-reitora de Ensino e Graduação, Leuda Evangelista, destacou a relevância social dos programas, que promovem a inclusão e a democratização do ensino superior. Segundo ela, as ações visam ampliar o acesso à educação, contribuindo para a integração social e o enriquecimento do ambiente acadêmico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98113-0545 ou no portal da CPV/UFRR.