Boa Vista amplia frota com 30 novas viaturas e reforça segurança com aquisição de equipamentos táticos

Por: Redação | Foto: Rebeca Lima
A estrutura das forças municipais de segurança e trânsito de Boa Vista foi reforçada com a entrega de 30 novos veículos e equipamentos táticos. Os recursos foram destinados à Guarda Civil Municipal (GCM) e à Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), como parte de um pacote de investimentos da Prefeitura de Boa Vista voltado ao aumento da eficiência nas ações preventivas, de fiscalização e ordenamento urbano.


Ao todo, 20 viaturas foram destinadas à GCM, incluindo picapes e SUVs, acompanhadas de novos armamentos e itens de proteção individual, como fuzis, espingardas e coletes balísticos. A SMTRAN recebeu 10 viaturas, também divididas entre modelos utilitários, que passam a compor a frota de fiscalização e ordenamento viário da capital.
A aquisição faz parte das políticas de modernização e ampliação da segurança pública municipal. Com o novo lote, a frota da GCM passa a contar com 69 veículos operacionais, além de embarcações, quadriciclos e drones. A SMTRAN, por sua vez, reforça sua estrutura com um total de 31 veículos, que atuam diariamente nas ruas da cidade.

A modernização inclui também o uso de câmeras corporais em agentes desde junho, ampliando a transparência nas abordagens. Atualmente, Boa Vista conta com um sistema de monitoramento com 90 câmeras distribuídas em áreas estratégicas, operadas pela Central de Comando e Monitoramento (CECOM), com transmissão em tempo real.
A Guarda Municipal opera com efetivo de 461 agentes e frota diversificada — incluindo embarcações, motocicletas e drones —, enquanto a SMTRAN dispõe de 94 agentes e 31 veículos operacionais. Com os novos recursos, a capital intensifica o papel dos órgãos municipais na proteção da população e na gestão da mobilidade urbana.