Infovia 04 – Amazonas e Roraima terão internet rápida com cabo subfluvial no Rio Branco

Por: Redação | Foto: João Alberto Pedrini/MCom


O governo federal inaugurou nesta terça-feira (9), em Manaus (AM), a Infovia 04, trecho do programa Norte Conectado que vai levar internet de alta velocidade a áreas remotas da Amazônia. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Com 610 km de extensão, a Infovia 04 liga Boa Vista (RR) à Vila de Moura (AM), sendo 480 km de cabos submersos no Rio Branco e outros 130 km instalados em terra. O investimento de R$ 118 milhões deve beneficiar cerca de 460 mil moradores de quatro cidades — três em Roraima e uma no Amazonas.

Cada infovia é formada por cabos com 24 pares de fibras ópticas. Cada par transmite até 4 terabits por segundo, capacidade equivalente a 200 mil vídeos em alta definição simultâneos. A instalação submersa reduz o impacto ambiental e evita desmatamento.

O Norte Conectado prevê a implantação de 12 mil km de fibra óptica em seis estados da Amazônia Legal — Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. A meta é alcançar 70 municípios e atender 10 milhões de pessoas com internet estável e rápida.

A rede vai permitir avanços em serviços como telemedicina, ensino remoto e segurança de fronteira. Escolas, hospitais, universidades e órgãos públicos já começaram a receber conexão de alta velocidade.

Manaus será o ponto central de um anel óptico que vai interligar diferentes infovias, em operação ou em construção, criando uma rede contínua de dados na região Norte. A previsão é que novas rotas estejam prontas até o fim de 2026.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.