Família Acolhedora – Programa de proteção infantil de Boa Vista recebe inscrições para lares temporários

Por: Redação | Foto: Arquivo/PMBV


Famílias interessadas em oferecer abrigo temporário a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade já podem se inscrever no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Boa Vista. As crianças participantes estão em abrigos institucionais, são indicadas pela equipe ao constatar a possibilidade de reintegração.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura ou presencialmente na sede do serviço, localizada na Avenida São Sebastião, nº 473, bairro Cambará, e também na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).

Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com renda comprovada e cartão de vacina atualizado. O processo inclui seleção, suporte técnico e acompanhamento das famílias habilitadas durante todo o processo. Cada lar pode acolher apenas uma criança por vez, exceto em casos de irmãos.

Entre os documentos exigidos estão RG, CPF, comprovante de residência, certidão de antecedentes criminais, comprovante de rendimentos e carteira de vacinação. No caso de casais, é necessária a declaração de concordância do cônjuge.

Em Boa Vista, o serviço de Família Acolhedora foi implementado em 2024 pela Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES). Fundamentado no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), oferece proteção temporária em ambiente familiar, com atenção individualizada e humanizada até que seja viável o retorno à família de origem ou a adoção.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.