Trabalhadores têm até 26 de dezembro para sacar o Abono Salarial
Por: Redação | Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Ministério do Trabalho e Emprego informou que mais de 152 mil trabalhadores ainda não retiraram o Abono Salarial referente ao calendário de 2025. O benefício, que soma mais de R$ 156 milhões disponíveis, pode ser sacado até o dia 29 de dezembro.
Os pagamentos começaram em 15 de novembro e estão sendo feitos pela Caixa Econômica Federal, para quem tem direito ao PIS, e pelo Banco do Brasil, para os servidores que recebem o PASEP. O crédito é realizado prioritariamente em conta bancária, mas também pode ser acessado por canais digitais como o aplicativo Caixa Tem ou presencialmente em agências, lotéricas e terminais de autoatendimento.
Até agora, mais de 26 milhões de trabalhadores já receberam o benefício, o que representa uma cobertura de mais de 99% do público com direito ao pagamento. O valor varia de acordo com o tempo trabalhado no ano-base de 2023 e pode ser consultado na Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR.
Para ter direito ao Abono Salarial, é necessário estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter recebido até dois salários mínimos de remuneração média mensal no período trabalhado, ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2023 e ter os dados informados corretamente pelo empregador no eSocial.
Quem ainda não sacou deve ficar atento ao prazo final. O benefício estará disponível até o fim do calendário, em 29 de dezembro, e depois retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

