Equipe de Boa Vista leva projeto inovador à competição internacional de robótica em Manaus

Por: Redação | Foto: Jonathas Oliveira


Nos dias 21 e 22 de novembro, Manaus recebe a etapa regional da FIRST LEGO League Challenge (FLL), um dos maiores torneios de robótica educacional do mundo. A competição desafia crianças e adolescentes a resolverem problemas reais por meio da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, utilizando kits LEGO Education e programação.

Boa Vista será representada pela equipe I’Robot, formada por quatro jovens que treinam no Centro Municipal de Inovação: Felipe Louçana, de 14 anos, Samuel Vargas, de 11 anos, Kauê Cavalcante, de 13 anos e Isabele Vargas, de 13 anos. Além de disputar as provas práticas, o grupo apresentará um projeto voltado à acessibilidade para arqueólogos com daltonismo, buscando soluções para facilitar a interpretação de mapas gerados por drones em escavações.

Felipe Louçana (ao fundo), participa pela terceira vez da competição e destaca a preparação intensa. “São 15 tarefas para executar em cinco minutos. Estamos treinando bastante e acreditamos que temos boas chances”, disse. Já Isabele Vargas, de 13 anos, explicou que a proposta nasceu da vontade de tornar a área mais inclusiva. “Queremos ajudar esses profissionais a terem mais oportunidades, sem limitações por causa da condição”, afirmou.

O torneio reúne equipes de diferentes estados da região Norte e funciona como classificatória para a etapa nacional. Para o professor Diego Veloso, que acompanha os alunos, o desafio vai além da robótica. “Eles chegam todos os dias com novas ideias. Nosso papel é orientar para que consigam transformar essas ideias em soluções viáveis”, contou.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.