Jogo de videogame gratuito tem personagem Yanomami inspirado em obra de Davi Kopenawa

Por: Redação | Foto: Divulgação


Um menino yanomami é o protagonista de um novo jogo educativo criado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O game, chamado “Eli e a Queda do Céu em Território Yanomami”, foi desenvolvido pelo laboratório Leetra e tem como objetivo aproximar crianças do Ensino Fundamental da cultura dos povos indígenas.

No estilo plataforma 2D, Eli enfrenta seres malignos para proteger a Floresta Amazônica. A narrativa foi inspirada no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, mas traz elementos originais, como o próprio protagonista e a personagem Lia, uma menina xamã criada para reforçar a presença feminina na história.

O projeto é coordenado pela professora Maria Silvia Cintra Martins, que destaca a importância de oferecer materiais pedagógicos que ajudem professores a cumprir a lei de 2008, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura indígena nas escolas. Antes deste lançamento, já haviam sido produzidos outros jogos voltados a povos originários, como Jeriguigui e o Jaguar na Terra dos Bororos e Kawã.

Para garantir respeito à cultura yanomami, a equipe realizou ampla pesquisa sobre geografia, história e tradições do povo. O ilustrador Hugo Cestari buscou suavizar os elementos visuais, criando personagens e cenários coloridos e amigáveis, adequados ao público infantil.

Disponível gratuitamente

O jogo pode ser baixado de graça e se soma às ferramentas que aproximam crianças da diversidade cultural brasileira, unindo aprendizado e entretenimento.

Faça download aqui.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.