Edital seleciona entidades para ações contra desmatamento na Amazônia

Por: Redação I Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil


Organizações interessadas em atuar no combate ao desmatamento na Amazônia já podem se inscrever para participar de um novo edital. A seleção vai escolher entidades que irão trabalhar em 48 municípios considerados prioritários, com recursos de R$ 131,9 milhões do Fundo Amazônia. A expectativa é atender mais de 7 mil famílias com ações de regularização fundiária e ambiental, apoio à agricultura familiar e incentivo a práticas sustentáveis.

As inscrições devem ser feitas até 2 de março pelo Sistema de Gestão de Ater (SGA), e apenas instituições credenciadas na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) poderão concorrer.

O público-alvo são agricultores familiares com imóveis com até quatro módulos fiscais localizados em terras públicas federais ainda sem destinação ou assentados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Nesta primeira etapa, serão licitados 16 lotes distribuídos entre os municípios participantes. O projeto contempla agricultores familiares e ocupantes de terras públicas em seis estados da região: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

O programa União com Municípios, criado em 2023, já reúne 70 cidades e prevê investimentos de R$ 600 milhões nos próximos cinco anos para regularizar cerca de 30 mil famílias. Além de reduzir o desmatamento, a iniciativa busca fortalecer a produção rural sustentável e garantir renda para agricultores mantendo a floresta em pé.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 10 segundos