Mais votado em Roraima, Arthur Henrique aguarda TSE para ser declarado eleito

Por: Redação I Foto: Reprodução/TSE


Arthur Henrique (PL) foi o mais votado na eleição suplementar para governador de Roraima, realizada no domingo (21), mas a definição do resultado depende de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A chapa formada por ele e pelo subtenente Velton recebeu 160.004 votos, correspondentes a 60,87% dos votos válidos.

A eleição ocorreu após o TSE cassar os mandatos do então governador Antonio Denarium (Republicanos) e de seu vice Edilson Damião (UNIÃO). Para concorrer, Arthur Henrique se desligou do cargo de prefeito de Boa Vista, cumprindo o prazo de 24 horas estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por resolução própria.

O entrave jurídico que mantém o resultado em aberto envolve o prazo de desincompatibilização, ou seja, o período mínimo de afastamento do cargo exigido pela legislação eleitoral para que um candidato possa disputar uma eleição. O Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, derrubou a decisão do tribunal eleitoral estadual por considerar o prazo de 24 horas incompatível com a Lei Complementar 64/1990, que prevê o mínimo de três meses de desincompatibilização. A liminar foi atendida a pedido do candidato adversário, Soldado Sampaio (Republicanos). Agora, com o impasse sem resolução definitiva, cabe ao TSE decidir sobre a validade da candidatura e, por consequência, proclamar ou não o resultado da eleição.

Na disputa, a chapa de Soldado Sampaio e Tayla Peres (Republicanos) obteve 93.897 votos, 35,72% dos válidos. A chapa de Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol) ficou em terceiro, com 8.948 votos, equivalente a 3,40%.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 2 segundos