Inverno começa com El Niño – Menos frio no Sudeste e mais chuva no Sul

Por: Redação I Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 do domingo, 21 de junho, e se estenderá até 22 de setembro. No Brasil, a estação será influenciada pelo El Niño, fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento das águas do Pacífico Equatorial e confirmado pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o El Niño altera a circulação atmosférica e provoca impactos distintos no país. No Sudeste e no Centro-Oeste, o bloqueio atmosférico dificulta o avanço de frentes frias, resultando em um inverno menos rigoroso. Já na Região Sul, o fenômeno intensifica as chuvas, aumentando o risco de eventos extremos com grande volume de precipitação em curtos períodos.

O meteorologista Melquizedek Rafael Duarte da Silva explica que as mudanças climáticas e o aquecimento global têm tornado as previsões de longo prazo mais imprecisas. Segundo ele, fenômenos que antes duravam dois ou três meses passaram a se estender por quatro ou cinco, alterando a dinâmica das estações e os períodos de seca e chuva.

A extensão territorial do Brasil também contribui para experiências distintas do inverno. Em Chuí, no Rio Grande do Sul, os dias têm menos de dez horas de luz, com o sol nascendo por volta das 7h30 e se pondo às 17h30. Em Macapá, no Amapá, localizada sobre a linha do Equador, os horários de nascer e pôr do sol permanecem praticamente constantes ao longo do ano, e a cidade não registra estações bem definidas.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 2 segundos