AME atinge marca de R$ 8 milhões investidos em pequenos negócios de Boa Vista e 2 mil beneficiários

Prefeitura tem impulsionado o crescimento econômico e geração de renda na capital

Por: PMBV | Foto: PMBV


Cleuciane Silva ampliou o seu empreendimento no bairro Professora Araceli Souto Maior

Cleuciane da Silva e Silva, de 36 anos, viu na tradicional panelada a oportunidade de empreender e ajudar nas despesas da família. “Eu queria algo que fosse meu, para não depender só do meu marido e da distribuidora de bebidas que a gente já tinha. Aí pensei: ‘quem bebe, acorda de ressaca. Nada melhor que uma panelada’”, brincou.

Ela começou vendendo só aos sábados, no seu estabelecimento localizado na rua Rio Apiaú, no bairro Professora Araceli Souto Maior, mas hoje já atende também às sextas e domingos. Os pratos variam de R$ 22 a R$ 35. O impulso para crescer veio com o apoio da Agência Municipal de Empreendedorismo.

Cleuciane da Silva e Silva viu na tradicional panelada a oportunidade de empreender e ajudar nas despesas da família

“As pessoas começaram a comer panelada, gostar e indicar. Fui lá na AME, me cadastrei e consegui um crédito de R$ 3 mil, que usei para ampliar meu espaço, com cozinha. O recurso me ajudou muito”, diz Cleuciane, que hoje participa ativamente dos eventos e ações promovidas pela agência.

Empreendedora aposta em cookies estilo “Nova York” com sabores amazônicos e impulsiona negócio com apoio da AME

Natália Fuhrmann, empreendedora e beneficiária da AME BV desde maio de 2025

A jovem Natália Fuhrmann, de 26 anos, decidiu transformar uma paixão em negócio ao investir em um tipo diferenciado de cookie. Ao buscar um segmento para empreender, ela encontrou nos cookies altos, macios por dentro e crocantes por fora uma oportunidade de trazer algo novo para o mercado local.

Além do cookie tradicional, apostou em sabores com identidade regional. Um dos destaques é o cookie de tucupi preto com cumaru e castanha de caju, servido com sorvete de cupuaçu e finalizado com tucupi apimentado. A receita inusitada conquistou o público e tem se destacado pelas combinações autênticas da Amazônia.

Além do cookie tradicional com chocolate, Natália apostou em sabores e ingredientes da Amazônia

Atualmente, o negócio funciona por delivery, com pedidos feitos via WhatsApp disponível nas redes sociais. Os cookies variam de R$ 10 (tradicional) a R$ 22 (recheado). Para impulsionar o projeto, ela contou com o apoio da AME BV, onde teve acesso a orientação técnica, capacitações e crédito facilitado.

“A AME foi essencial. Conheci pelas redes sociais e, desde o início, tive apoio para entender melhor como montar meu negócio. Além disso, com o fomento, consegui adquirir um forno industrial, que elevou a qualidade dos produtos e o padrão da produção”, disse.

Empreendedora teve acesso a orientação técnica, capacitações e crédito facilitado na Agência Municipal

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