Banco do Brasil antecipa lançamento do Pix Automático e oferece novos recursos

Por: Redação | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


A partir de hoje, quinta-feira (29), todos os clientes do Banco do Brasil (BB) já podem usar o Pix Automático, uma nova função que promete facilitar pagamentos recorrentes. O BB se antecipou ao cronograma oficial do Banco Central (BC), que prevê o lançamento do serviço por outros bancos em 16 de junho.

A ideia é que o Pix Automático substitua o débito automático e até o boleto bancário possibilitando o agendamento de despesas periódicas, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível para pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras.

O Banco do Brasil ainda vai oferecer algumas vantagens extras. Enquanto o Banco Central estabelece um prazo de 2 a 10 dias, o BB permite agendamentos com até 90 dias de antecedência. Além disso, empresas poderão dividir o recebimento em até seis contas diferentes.

Como funciona?

Para usar o Pix Automático, as empresas precisam fazer um cadastro no BB Digital PJ. Depois, o cliente que vai pagar recebe uma notificação no celular para autorizar o débito automático. Uma vez autorizado, os pagamentos futuros são feitos automaticamente, com o valor e a data definidos pela empresa. Clientes também poderão aderir via QR Code.

Quem paga poderá acompanhar, mudar ou cancelar as autorizações pelo aplicativo do BB, que também enviará avisos sobre as transações.

É importante não confundir o Pix Automático com o Pix Agendado, que já existia. No Pix Agendado, o cliente digita a chave Pix e define o valor e a frequência do pagamento. Já no Pix Automático, o valor e a data são definidos por quem cobra, e o cliente só autoriza o débito.

O Pix continua ganhando espaço como um dos principais meios de pagamento no Brasil, de acordo com dados do Banco Central. Em 2024, registrou um crescimento expressivo de 52% na quantidade de transações, respondendo por 47% de todos os pagamentos realizados no país.

Os cartões continuam relevantes no mercado, registrando crescimento nas transações de crédito (+11%), débito (+2,5%) e pré-pago (+19,2%), o que reflete a diversificação dos meios de pagamento utilizados pelos brasileiros.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.