Belém amplia estrutura do aeroporto e inaugura voo direto para Bogotá
Por: Redação | Foto: NOA/Patrícia Lanini
Desde 27 de outubro, Belém passou a contar com uma nova rota internacional operada pela Avianca, ligando a capital paraense a Bogotá, na Colômbia. Com três voos semanais em aeronaves A320neo, a conexão fortalece a malha aérea da região Norte e prepara a cidade para receber a COP30, marcada para novembro de 2025.
Os voos terão duração média de apenas 4h30, partindo de Bogotá às segundas, quartas e sextas, às 23h05 no horário local, com chegada a Belém às 5h40. No sentido inverso, as decolagens ocorrem às terças, quintas e sábados, às 8h50, com chegada à capital colombiana às 11h15.
A nova rota se soma a outras conexões internacionais já operadas no Aeroporto de Belém, como Miami, Fort Lauderdale, Paramaribo, Caiena e Lisboa. Atualmente, o terminal mantém uma média de 38 voos internacionais por semana. Entre janeiro e setembro de 2025, foram registrados 132 mil passageiros internacionais, o que representa um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2023.
Para atender à demanda da COP30, outras companhias também reforçaram suas operações. A Latam terá voos sazonais para Bogotá, a Air France ampliará frequências para Caiena e a TAP Air Portugal usará aeronaves de maior capacidade na rota Belém–Lisboa. No mercado doméstico, Latam e Gol também expandiram suas malhas.
Durante o evento, a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), administradora do terminal, estima movimentar cerca de 508 mil passageiros entre 1º e 23 de novembro de 2025, quase o dobro do registrado no mesmo período de 2024.
Além das novas rotas, o aeroporto passou por obras que ampliaram sua estrutura e elevaram o padrão de operação. A área de embarque foi expandida de 1.593 m² para 4.303 m², enquanto o embarque remoto cresceu de 265 m² para 835 m². O saguão principal também ganhou 20% de espaço, com dois novos mezaninos que agilizam o fluxo de inspeção e abrem espaço para mais serviços e comércio.

As áreas comerciais foram ampliadas em 45%, com a chegada de marcas regionais e redes nacionais. O terminal recebeu novos conjuntos de sanitários, espaços-família, fraldários, assentos mais confortáveis e um sistema de climatização adaptado ao clima da região. Na área externa, o espaço para circulação de veículos e pedestres foi ampliado em 60%.


Na pista, foram entregues cinco novas posições para aeronaves da categoria C, além da requalificação do pavimento, modernização do balizamento noturno, nova sinalização horizontal e construção de Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs). Sistemas de auxílio visual como PAPIs e iluminação de aproximação com tecnologia LED também foram instalados.

Essas melhorias sustentam a Certificação Operacional concedida pela Anac, que autoriza o aeroporto a receber aeronaves de grande porte, como o Boeing 777-300ER e o Airbus A330-300, reforçando o papel estratégico de Belém na malha aérea nacional e internacional.


