Beneficiários do INSS podem contestar descontos indevidos nos Correios a partir desta sexta-feira (30)

Por: Redação | Foto: Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil


A partir de hoje, sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS poderão contestar descontos indevidos diretamente nas agências dos Correios. Com mais de 5 mil unidades habilitadas em todo o país, a iniciativa amplia o atendimento presencial, especialmente em locais sem postos próprios do INSS.

Essa parceria entre o INSS e os Correios amplia significativamente a rede de atendimento presencial, especialmente em locais onde o INSS não possui agências próprias. O objetivo é facilitar o acesso dos beneficiários, principalmente idosos, para resolver problemas relacionados a descontos não autorizados, que lesaram muitos aposentados.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que a parceria reforça o papel social da estatal, oferecendo infraestrutura e equipe treinada para atender a população.

Já o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, ressaltou que a medida busca eliminar barreiras e facilitar o acesso dos beneficiários ao direito de contestação. “Estamos ampliando o acesso, oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que o governo está empenhado em garantir que nenhum aposentado seja prejudicado por fraudes. “Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que por outro motivo queira receber o auxílio presencial”, afirmou.

O atendimento nos Correios seguirá protocolos de segurança, com profissionais treinados e dados protegidos pela LGPD. Para locais sem agências habilitadas, estão previstas ações itinerantes.

Além do atendimento presencial, os beneficiários podem utilizar o app Meu INSS, disponível para Android e iOS, o site oficial do instituto ou a central telefônica 135 para acompanhar o processo. Até o momento, mais de 2,4 milhões de beneficiários já contestaram descontos indevidos e solicitaram reembolso.

A lista completa das agências dos Correios aptas a realizar esse serviço está disponível no site dos Correios.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.