Bosque dos Papagaios ganha recurso inédito para facilitar interação com pessoas não verbais
Por: Redação | Foto: Marley Lima
O Bosque dos Papagaios, em Boa Vista, passou a contar com uma placa de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), voltada para inclusão de pessoas com dificuldades na fala ou na compreensão verbal. A estrutura foi instalada com o objetivo de tornar o espaço mais acessível, especialmente para visitantes autistas e outros públicos que utilizam formas não convencionais de comunicação.

A placa apresenta imagens, pictogramas e fotografias que representam ações, sentimentos e elementos do ambiente. As cores também têm função específica: o verde indica verbos, o branco representa os animais do bosque, entre outras categorias visuais que ajudam na organização da linguagem. Esse tipo de recurso facilita a interação e a expressão de pessoas que usam a comunicação alternativa como principal forma de se comunicar.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Bosque dos Papagaios e o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), que também desenvolve o projeto Turistea, voltado para passeios inclusivos em pontos turísticos e culturais de Roraima.






