Café fake – Anvisa proíbe venda de três marcas após inspeção sanitária

Por: Redação | Foto: Reprodução


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato de três marcas de pó para preparo de bebida sabor café, após inspeções que identificaram irregularidades graves nos produtos. Com a decisão, nesta segunda-feira (02), ficam proibidas a comercialização, distribuição, fabricação e propaganda desses itens.

As marcas afetadas pela proibição e pelo recolhimento são:

  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café – Master Blends Indústria de Alimentos Ltda.
  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Marca Melissa – D M Alimentos Ltda.
  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto Marca Pingo Preto – Jurere Caffe Comercio de Alimentos Ltda.

As irregularidades encontradas nos três casos incluem o uso de matéria-prima imprópria para consumo humano, contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina produzida por fungos. Além disso, foi constatada a presença de matérias estranhas e impurezas, como cascas e resíduos de café, que eram incorretamente rotuladas como polpa de café e café torrado e moído.

A Anvisa também apontou contaminação no produto final, indicando falhas nas Boas Práticas de Fabricação, na seleção de matérias-primas e no controle de qualidade. Os rótulos dos produtos também foram considerados irregulares por conterem informações e imagens que poderiam induzir o consumidor a erro, levando-o a crer que se tratava de café genuíno.

A agência reguladora determinou que as empresas responsáveis devem recolher imediatamente todos os lotes desses produtos, que não devem ser consumidos pela população. Consumidores que possuírem essas marcas devem suspender o uso e, se possível, procurar os canais de atendimento ao consumidor para possível substituição ou reembolso, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.