Rede Municipal abre matrículas na segunda (08) para creches e amplia oferta até o 8º ano em 2026
Por: Redação | Foto: PMBV
A Prefeitura de Boa Vista inicia na próxima segunda-feira (8) o período de matrículas para crianças de 2 e 3 anos nas creches da Rede Municipal de Ensino. O processo, referente ao Edital de Matrículas 2026, será realizado de forma totalmente online e dividido em etapas que se estendem até janeiro.
Entre os dias 8 e 10 de dezembro acontece a pré-inscrição, que pode ser feita pelo aplicativo Matrícula Online (Android e iOS), pelo site oficial (matriculaonline.boavista.rr.gov.br) ou pela Central Tele Matrícula (0800 280 3536), com atendimento diário das 7h às 19h.
Na sequência, de 8 a 12 de dezembro, famílias que se enquadram nos critérios de prioridade, como deficiência, TEA, situação de violência, acolhimento institucional ou vulnerabilidade socioeconômica, devem enviar a documentação comprobatória pelo portal. A análise será feita por comissão técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
A confirmação das vagas ocorrerá entre 5 e 9 de janeiro de 2026, quando a Central Tele Matrícula entrará em contato com os responsáveis para informar a unidade escolar disponível. O prazo para efetivar a matrícula é de 72 horas após o contato.
Já a efetivação da matrícula será realizada entre 6 e 14 de janeiro, mediante apresentação de documentos como certidão de nascimento ou RG da criança, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinas atualizado, cartão do SUS, documentos do responsável e duas fotos 3×4. Em casos específicos, podem ser exigidos laudos médicos ou documentos adicionais.
As famílias que não conseguirem vaga entram automaticamente na lista de espera, organizada por ordem de inscrição e atualizada periodicamente no site da prefeitura.
O programa Família Que Acolhe segue calendário próprio: entre 10 e 16 de dezembro ocorre a confirmação da vaga e a efetivação será feita de 11 a 19 de dezembro.
O edital acompanha a expansão da rede municipal, que em 2026 terá quatro novas unidades de educação infantil, somando 1.170 vagas adicionais e ampliando em 25% a oferta para crianças de 2 e 3 anos. Além da educação infantil, a rede também avança nos anos finais do ensino fundamental.
Em 2026, a Escola Municipal Nara Ney de Araújo Santana passará a oferecer turmas do 8º ano. As Escolas Municipais Laucides Inácio de Oliveira e José David Feitosa Neto (do Campo) ampliarão sua grade com o 6º ano. Já a Escola Municipal Newton Tavares abrirá, pela primeira vez, vagas para o 7º ano.

