Calor intenso no Norte contrasta com chuvas em outras regiões na chegada da primavera nesta segunda (22)

Por: Redação | Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A primavera inicia nesta segunda-feira (22), às 15h19, trazendo temperaturas mais altas e ar seco para diversas regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), enquanto o Centro-Oeste, Sudeste e o litoral do Nordeste podem registrar chuvas acima da média, o Norte e o interior do Nordeste devem enfrentar períodos de seca e pouca chuva.
O Inpe também ressalta a possibilidade de um episódio fraco e de curta duração do fenômeno La Niña, conforme dados da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa). Esse fenômeno climático pode influenciar na distribuição das chuvas nos próximos meses.
Diante das condições previstas, o instituto reforça a importância do monitoramento de áreas de risco, principalmente regiões suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, e orienta que a população fique atenta às previsões meteorológicas.
A primavera, que termina no dia 21 de dezembro, às 12h03, é marcada por clima mais agradável e pela floração em diversas regiões do país, sendo um período de transição entre a estação seca e a chuvosa na faixa central do Brasil.
“O período é fundamental para o equilíbrio ambiental. Além de trazer cor e vida à natureza, as chuvas favorecem a agricultura e ajudam na recuperação de rios e reservatórios”, destacou o Inpe.
Com o início da nova estação, especialistas reforçam a importância de hidratação, proteção contra o calor e acompanhamento constante das condições meteorológicas, principalmente nas regiões que devem enfrentar longos períodos de seca e baixa umidade.